Posso deixar a promoção na minha cidade e ir para um desses lugares?
Resposta: Sim, é possível! Esta é uma boa notícia! A má notícia é que é impossível prever se ele será lançado, quando será lançado e que preço cobrará. Muita gente brincou que pra isso o MD tem que ter uma bola de cristal, que tá mais ou menos aí, porque pode ter grandes promoções a qualquer hora! O método é estar sempre atento ao preço e saber o momento adequado para a compra dos ingressos, pois esse é o período em que a empresa costuma fazer promoção de vendas.
Por que a promoção não sai da minha cidade?
Resposta: A promoção é uma ação estratégica das companhias aéreas. Vários fatores são avaliados ao decidir quando lançar uma promoção, quais cidades incluir e quando comprar e viajar. Taxas de ocupação de voos, concorrência, necessidade de divulgação de rotas ou destinos, incentivos externos e eventos são apenas algumas das variáveis consideradas pela empresa. Essa questão é tão importante que nenhuma empresa revelou sua estratégia. Isso significa que nenhuma empresa deixará de incluir uma cidade por “discriminação” porque acha que o lugar “não vale a pena” ou “só gente rica” - só para citar algumas suposições quase paranóicas levantadas pelos leitores 🙂 Se a sua A cidade tem torne-se do lado de fora, sabendo que isso não é para sempre. Se você mora perto da capital, ela será incluída novamente em breve!
Mas e se minha cidade nunca participou da promoção?
Resposta: Você leu a explicação acima e pensa: “Mas o aeroporto da minha cidade é muito pequeno e nunca houve nenhuma promoção!” Bem, em primeiro lugar, se a sua cidade é propriedade de uma das três empresas nacionais – TAM, Prestam serviços GOL e Azul – por meio de acordos de code share, sempre há a possibilidade de ações promocionais nacionais e até internacionais. Cansado de esperar? O plano B é avaliar o deslocamento para o aeroporto polo mais próximo e até mesmo os gigantes Guarulhos e Galeão, e pagar o vôo nacional. O preço costuma valer a pena, mas preste atenção no intervalo entre os voos para evitar superlotação e franquia de bagagem, que varia de acordo com o tipo de voo.
Posso descer na cidade de trânsito e pular o último voo?
Resposta: Este é um problema que surge todos os dias! A promoção aparece em uma cidade bastante procurada, como Dallas, mas o vôo se conecta a Nova York com um ótimo preço! Muitos leitores rapidamente pensaram em comprar promoções, descer do ônibus em Nova York e ficar lá, ignorando o último voo. Você pode fazer isso? Na maioria dos casos a resposta é não! O primeiro é o problema da bagagem: às vezes ela chega diretamente ao destino final. Em segundo lugar, como as companhias aéreas podem considerar “não comparecimento” no último voo, cancele toda a reserva! Finalmente, mesmo se eu pousar em uma cidade em trânsito, devo ir ao destino final para pegar o vôo de volta. Mas observe que dizemos “na maioria dos casos”, você pode tentar falar com a companhia aérea e concordar em permanecer na cidade de trânsito – só não faça isso sem informá-los. Há uma exceção: Se você mora em uma cidade conectada (por exemplo, São Paulo) e compra em outra cidade brasileira (por exemplo, Curitiba). No caminho você terá que ir a Curitiba para embarcar no vôo, mas na volta poderá pegar sua bagagem e se hospedar em Guarulhos. Como esta é a última parada do itinerário, não haverá problemas com o cancelamento – mas sempre recomendamos que você avise a companhia aérea com antecedência!
Posso comprar um ingresso promocional e alterar a data?
Resposta: Sim, mas não é viável! Todo mundo se imagina comprando passagens aéreas baratas em promoções e mudando-as para datas de alta temporada, como o Ano Novo. Há dois problemas com essa estratégia: o primeiro é que a companhia aérea cobrará de você a diferença da tarifa para a nova data e, por fim, obterá todas as vantagens financeiras. A segunda é que você pode ter que pagar pelas alterações – às vezes até 100% do custo pago na passagem. Em outras palavras: esqueça!
Eu só encontrei esse preço em agências de viagens, mas não consegui encontrar no site da companhia aérea. É seguro comprar?
Resposta: Sim! Acontece que as empresas costumam oferecer promoções físicas e online para agentes. Isso é possível devido à quantidade de ingressos vendidos por essas instituições. A lógica é semelhante a por que é mais barato comprar nas grandes redes de supermercados: elas tentam baixar os preços em função da quantidade. Com isso, os agentes podem vender os ingressos a preços preferenciais e até cobrar comissões, e todos ganham!